O PisoMenosZero é um "pontapé nos dentes" no nosso curso preferido da Universidade da Beira Interior.

Porque é isso que alunos anónimos do curso de Arquitectura, que partilham ideias, preocupações e esperanças comuns, querem fazer! Querem contrariar o amorfo e a falta de dinâmica que deviam ser proibidas em qualquer local de ensino.

O PisoMenosZero é apenas um meio para essa vontade; é um espaço para contrariar a nulidade e promover a iniciativa e a cultura dentro e fora do nosso curso. No fundo, é uma sociedade vigilante que vai regularmente mostrando mais cenas da novela protagonizada pelo curso de Arquitectura e pela UBI, com outras coisas à mistura.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

re-post: I'm guilty

Como portugueses que somos, facilmente nos apercebemos da existência de problemas e mais facilmente ainda apontamos o dedo a todos os que estão à nossa volta, sem se quer colocarmos a hipótese de que talvez a culpa seja de nós próprios.
Quantos de nós (estudantes de arquitectura da UBI) já pensámos fazer algo para mudar esta situação, deixarmos para trás críticas e “arregaçarmos as mangas”?
Receio que muito poucos...


Uma das poucas tentativas é protagonizada pelo núcleo de estudantes, um grupo de alunos que tem como finalidade dinamizar a comunidade estudantil, uma tarefa um pouco ingrata pois as ajudas são escassas ou nulas, quando a própria instituição UBI lhes vira as costas, quando nós alunos criticamos por fazer x ou por não fazer y.
Será que podemos exigir assim tanto de um grupo tão reduzido de pessoas? Será que já alguma vez pensamos ocupar o seu lugar em vez de passar tardes “a olhar para o dia de ontem”…
Talvez aí cada um de nós seja culpado. 


Foi aqui que nasceu o piso menos zero, na necessidade de nos motivarmos a nós próprios a estar mais activos na vida académica, a ver os 5 anos na Covilhã não como uma passagem mas como uma aprendizagem.

7 comentários:

Anónimo disse...

é de respeitar o vosso trabalho e desde já vão os meus parabéns por esta iniciativa. Salienta-se mais uma vez que sem sombra de dúvidas devem ser os alunos deste curso a dar nome ao mesmo. São pessoas como voces que farão com que tudo cresça e se desenvolva com os melhores e valorativos resultados nacionais e possiveis internacionais. Força e mais uma vez parabéns. 


Vamos dar nome a este curso, pois podemos não ter essa noção mas temos muito bons alunos.

Anónimo disse...

é mesmo necessário estes re-posts?
ainda não há tanta informação assim no blog que as pessoas não consigam encontrar essas postagens mais antigas. elogio o esforço do blog mas para os seguidores assíduos, pf evitem esta situação. alguém pode fazer o ponto de situação da reunião para quem, infelizmente, não pode estar presente?

Anónimo disse...

estivesses! que pena!

Anónimo disse...

mas, "pf", afecta-te assim tanto este "re-post"?
Sabes o porque de este post ter sido repetido?
como leitora do blogue creio que há certos assuntos que convêm ser relembrados visto o nosso curso padecer de alzheimer.

Mas se a tua falta de interesse é tanta , desculpa lá!

Anónimo disse...

Como leitor assíduo do blog não vejo qualquer problema nos re-posts.Aliás acho que eles tocam em pontos essenciais do nosso curso. Segundo percebi um dos propósitos deste blog é a critica logo acho que os textos têm que estar bem visíveis. Acho que em vez de criticar devemos todos dar ideias para posts.

Daniel dos Santos disse...

Eu tenho lido quase todos os comentários e com alguma tristeza que noto que as pessoas parecem sofrer de algum tipo stress. Parece que todos querem criticar o vizinho do lado ou simplesmente não têm paciência. Sei que o nosso curso é um pouco stressante mas nada por ir além.
Este re-post foi colocado porque, certamente, o pisomenoszero achou bem relembrar a todos os visitantes a falta de participação na vida activa do departamento de arquitectura, (algo a ser mudado, pois claro). Até achei conveniente porque, pelo que ouvi, as eleições para a NAUBI estão à porta. E este re-post é uma maneira de relembrar a todos os estudantes de arquitectura a agir, ou pelo menos que haja um maior número de participantes na discussão de todos os assuntos que dizem respeito ao departamento. Embora tenha vindo de pára-quedas, gostaria de participar mais activamente e estou a tentar fazer algo em relação a isso. Em primeiro lugar vou tornar-me sócio da NAUBI, depois logo se vê…

Anónimo disse...

Núcleo de Arquitectura? Isso existe? Quando havia um núcleo de arquitectura, que lutava pelos interesses dos alunos de arquitectura, pelo menos havia um pólo de arquitectura disponível para alunos de ARQUITECTURA TRABALHAREM 24h por dia. Não havia uma sala de raves onde até os alunos do liceu vão fazer barulho. Como até agora tem corrido bem e não aparece nada estragado ninguém é responsável por nada. É inadmissível deixarem o pólo chegar a este estado. Agora a moda que está a pegar é "a biblioteca fecha? vamos para a sala de testes" e quem lá está a trabalhar k se f**** k o pessoal quer ouvir música e ver quem fala mais alto. Pode ser que qualquer dia dê raia e depois nem para uns nem para outros. Tanta luta para nada...