O PisoMenosZero é um "pontapé nos dentes" no nosso curso preferido da Universidade da Beira Interior.

Porque é isso que alunos anónimos do curso de Arquitectura, que partilham ideias, preocupações e esperanças comuns, querem fazer! Querem contrariar o amorfo e a falta de dinâmica que deviam ser proibidas em qualquer local de ensino.

O PisoMenosZero é apenas um meio para essa vontade; é um espaço para contrariar a nulidade e promover a iniciativa e a cultura dentro e fora do nosso curso. No fundo, é uma sociedade vigilante que vai regularmente mostrando mais cenas da novela protagonizada pelo curso de Arquitectura e pela UBI, com outras coisas à mistura.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Burj Dubai

Com mais de 800 m de altura, a Burj Dubai não é só um projecto de arquitectura faraónico, é também uma alavanca para ajudar o emirado a erguer-se da crise económica.






























A festa seria maior se não houvesse uma crise económica a ensombrar a inauguração, hoje, da maior torre do mundo: mais de 800 metros de betão a rasgar os céu do Dubai visíveis a cem quilómetros de distância. A Burj Dubai (burj é a palavra árabe para torre) é um projecto faraónico assinado pelo arquitecto Adrian Smith e que promete ficar na história. A promotora imobiliária, Emaar Properties, tem mantido o segredo sobre a altura exacta da torre, que tem 160 andares.
O emirado que tem fomentado a construção de projectos deste calibre está a braços com um processo delicado de renegociação da dívida pública (cerca de 69 mil milhões de euros) e com uma grave crise imobiliária. A inauguração pretende fazer esquecer, pelo menos por um dia, as notícias que surpreenderam o mundo no final de Novembro, quando se soube que o emirado falhou o pagamento da dívida, que foi salvo da bancarrota pelo vizinho Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.
A Burj Dubai - que inclui mais de mil apartamentos, tem 49 andares de escritórios e um luxuoso hotel desenhado pelo estilista Giorgio Armani nos pisos inferiores - é o elemento central de um gigantesco projecto imobiliário de 20 mil milhões de dólares, que dá pelo nome de Downtown Burj Dubai. Este complexo conta com 30 mil apartamentos e o maior centro comercial do mundo. O orçamento total do projecto da Burj Dubai é de cerca de 4,1 mil milhões de dólares (quase 3 mil milhões de euros) e para toda a nova Downtown Dubai, 20 mil milhões de dólares.
Segundo Mohamed Ali Alabbar, o presidente da promotora imobiliária Emaar Propertiers, o preço do metro quadrado de sala de escritório é de 43 mil dólares (30 mil euros), e a Armani Residences, imobiliária encarregada das vendas dos apartamentos, comercializava o metro quadrado das salas por 37 500 dólares (26 mil euros). É, portanto, um espaço acessível a muito poucos - e isto não tem nada a ver com a sua altura.

2 comentários:

Daniel dos Santos disse...

É grande e horrível, só merece ser notícia por ser tão grande... (aberração?)

Anónimo disse...

Só se for...
Com a crise imobiliária e financeira em que o Dubai e o Mundo se encontram mergulhados, é suicídio criar e manter uma estrutura desta envergadura.