O PisoMenosZero é um "pontapé nos dentes" no nosso curso preferido da Universidade da Beira Interior.

Porque é isso que alunos anónimos do curso de Arquitectura, que partilham ideias, preocupações e esperanças comuns, querem fazer! Querem contrariar o amorfo e a falta de dinâmica que deviam ser proibidas em qualquer local de ensino.

O PisoMenosZero é apenas um meio para essa vontade; é um espaço para contrariar a nulidade e promover a iniciativa e a cultura dentro e fora do nosso curso. No fundo, é uma sociedade vigilante que vai regularmente mostrando mais cenas da novela protagonizada pelo curso de Arquitectura e pela UBI, com outras coisas à mistura.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Deve o Plano Curricular de Arquitectura ser revisto?

Sim, é prioridade_ 66%
Sim_ 20%
Não_ 10%
Sem opinião_ 4%




Mais uma vez publicamos os resultados de mais um inquérito proporcionado pelo PisoMenosZero. Desta feita perguntamos aos nossos seguidores se o Plano Curricular de Arquitectura deve ser revisto?


O resultado fala por si, e parece-nos que existe uma reflexão a fazer por parte dos "manda-chuva" do curso e pelos alunos, claro. Aliás são os alunos que mais ganham (ou perdem) com uma possível revisão do plano curricular. Por tudo isto é claramente do interesse de todos nós, alunos de Arquitectura na UBI, fazer ver esta situação a quem é responsável pela gestão do nosso plano de estudos. 


Em todos os cursos existem falhas, e a perfeição de um plano curricular é impossível de se obter, mas ser uma voz activa na ajuda ao desenvolvimento e consequente melhoramento de um plano de estudos faz parte do nosso dever como estudantes.


Deixamos este post ao vosso dispor para comentarem esta questão. Afinal foram vocês que ditaram este resultado. Venham de lá os motivos...

4 comentários:

Rafael Ramalho disse...

Penso que Este é um dos temas com o qual os alunos se deviam preocupar mais. Penso que o nosso plano curricular tem muitas lacunas. Na minha ingénua opinião penso que apesar de ser muito bom termos o no nosso curso uma grande carga de disciplinas técnicas ligadas à engenharia civil, o curso de arquitectura também devia ser complementado igualmente por uma carga teórica que basicamente não existe. Outro dos problemas que vejo nas cadeiras mais técnicas é que não está devidamente atapetado à arquitectura e também não tem nenhuma comunicação com as restantes cadeiras como por exemplo a cadeira de projecto.

Acho também que nós alunos de arquitectura devia-mos aproveitar este post do pisomenoszero para debatermos e trocarmos opiniões sobre este assunto que tanto nos preocupa ou devia preocupar.

Anónimo disse...

eu nao acho, eu tenho a CERTEZA, que o nosso plano curricular devia ser revisto e alterado! E sei também que nao sou a unica pessoa com a mesma opinião. Quantas são as cadeiras que até hoje nao serviram para NADA (literalmente) ? Quantas sao as cadeiras em que se aprende alguma coisa? Por respeito a quem as lecciona, nao vou referir os nomes dessas mesmas cadeiras. Felizmente sao fáceis de identificar por vários alunos. Estou saturada de ter cadeiras para encher horário, trabalhos vindos não sei de onde com um propósito qualquer , nos quais a unica coisa que aprendemos é a fazer apresentaçoes no powerpoint! o nosso curso tem falhas enormes! e o que preocupa é que pouco ou nada tem mudado! fala-se fala-se e quê?
Ha coisas que são uma vergonha! trabalhos vistos ás "tres pancadas",horas e horas de aulas em que os docentes nem sequer aparecem! Mas isto é o que? Vamos ser todos auto-didactas?
Por outro lado, temos professores e cadeiras excelentes (poucos/as), que podiam ser bem melhor aproveitadas!
De quem é a culpa? ja nao sei, se calhar é de todos. Mas sempre se falou de assuntos como estes e nada se fez! Não sei que tipo de profissionais esta universidade quer formar. Mas com facilitismos e baldas não vamos a lado nenhum. Isto apenas cultiva o espirito de desinteresse dos alunos numa universidade que podia ter tanto para dar!

B disse...

O que eu mais gosto é a cadeira de SIG (importantissima) com o professor fantasma e a falta da cadeira de Autocad (nada importante) dada nas outras faculdades do país. Mas nós aqui somos tão bons que aprendemos a mexer com programas complexos sozinhos...
Tudo o que sei sobre arquitectura ou aprendi sozinho ou com os meus colegas... Poucas são as cadeiras onde realmente se aprende! Falta teoria, falta rigor e falta método...
As coisas já estiveram bem pior... Desde este ano lectivo que o curso começou a entrar nos eixos... Sorte dos que vêm, azar dos que já foram para o mercado de trabalho que têm uma educação com graves lacunas.

Anónimo disse...

Nunca se preocuparam ou pararam para pensar nas críticas espantosas de que ja foram alvo, como... it's amazing!!, ou it's fantastic!!... resumindo-se estas à única critica capaz de alguns professores fazerem dos vossos trabalhos de Projecto?
Críticas sem qualquer profundidade de análise de temas como a organização do espaço, o conceito arquitectónico, a hierarquia de espaços e de formas arquitectónicas, para não falar da geometria compositiva de alçados ou da representação técnica de desenhos de Arquitectura.
Nunca vos pareceu que estão a perder algo que parece no mínimo... GRAVE, no investimento de valores de um futuro arquitecto? na vossa aprendizagem?
Que Arquitectos vão ser voçês, a ouvir sobre os vossos Projectos apenas a crítica, Fantastic!!

Não façam nada não.

As boas notas só dão geito durante estes 5 anos, depois disso, rezem...
...porque não vejo outra opção.